Benefícios da música no desenvolvimento infantil

Benefícios da música no desenvolvimento infantil

Você sabia que na infância as etapas de alfabetização podem ser incentivadas com músicas infantis?
Principalmente aquelas em que as palavras são rimadas e repetitivas!

Essas canções ajudam as crianças a entender o significado de cada palavra.

Além disso, a música estimula o raciocínio lógico da criança, aumenta a memória e a concentração, como também potencializa o aprendizado de idiomas.

Assim como todos os outros eventos no corpo humano, ouvir música é o resultado de uma interpretação cerebral, pois a música trabalha e desenvolve os dois hemisférios cerebrais:



1) esquerdo, responsável pela lógica, raciocínio, linguagem, números... tão importante para as aulas de matemática, português, etc.



2) direito, lida com funções intuitivas, imaginativas e criativas. Sendo assim, trabalhamos com a percepção rítmica da criança, com imaginação, história musicada, criação, composição. Por isso é tão benéfica para a vida inteira delas.


Dessa forma, quanto mais rica for a harmonia, como a diversidade de sons graves, médios, agudos, timbres e ritmos, mais estimulado será o cérebro de quem está ouvindo.

Ampliar o repertório das crianças, colocando-as em contato direto com canções com origens, estilos e instrumentos diferentes, é uma ótima forma de exercitar seu cérebro.

Conheça mais de perto a metodologia kids disponível aqui em nossa escola e garanta benefícios exclusivos para seu filho.

Estamos localizados na Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP

Aguardamos sua visita. 

Set | 13, 2021
Posts recentes
A música pode trazer vários benefícios diferentes para a nossa vida, como o aumento da capacidade de memorização e melhora da gestão de tempo e das habilidades organizacionais. Isso acontece porque a música une muitas áreas de conhecimento e habilidades em uma atividade que demanda concentração e persistência e isso gera um impacto em outros setores da nossa vida. 

Mas os benefícios não param por aí!

Na área profissional, a música nos ajuda a desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e nos ensina a perseverança e a dedicação necessárias para cada etapa do trabalho. Essas são características indispensáveis em nossa vida! 

Além disso, ela melhora nosso raciocínio e habilidade matemática. Como? Quando estudamos música, estamos realizando muitos raciocínios matemáticos relacionados ao tempo, ritmo, pulsação e escalas. E de uma forma muito mais divertida do que uma prova surpresa de matemática na escola, não é? Mas a música deixa até as provas mais fáceis!


Colocando o estudo da música em seu dia a dia, você ainda terá uma melhora considerável na concentração, na resolução de problemas e no alívio do estresse!

Crie um sentimento de conquista e melhore as suas habilidades musicais, aproveitando momentos de diversão e prazer.
Entre em contato conosco e leve para sua vida todos esses benefícios.

Encantar a criança e educa-lá musicalmente sempre foi um desafio para muito educadores. Assim como, realizar aulas diversificadas, de maneira lúdica, para conquistarem a atenção delas.

O papel da música no ensino, e este contato, desde a primeira infância, permite que várias habilidades sejam trabalhadas desde cedo, pois a música é rica em estímulos, contribuindo para o seu desenvolvimento integral (psicomotor, social, cognitivo, linguístico). A música é fonte de prazer e equilíbrio emocional e através dela, as crianças superam medo, vergonha, dificuldade de enfrentar o público, aceitação. Com a Educação Musical é possível também potencializar a alfabetização! 

Diante do poder da música, o domínio do educador nesse assunto é imprescindível para desenvolver nas crianças a musicalidade, com atividades diversas, com vasto e rico conteúdo melódico e rítmico, para trabalhar a coordenação motora, atenção, percepção auditiva, percepção rítmica, percepção melódica, memória e concentração. Não é cantar música, como muitos acreditam por não conhecerem este universo, é preciso ter conhecimento em planejamento de atividades que atendam os quesitos pedagógicos e musicais, trabalhando com estímulos adequados para cada fase de desenvolvimento.    

Um instrumento de fácil aquisição e prático, escolhido para musicalizar as crianças é a flauta doce! Seu timbre suave e sua capacidade melódica traz uma experiência incrível, fazendo com que as crianças se lembrem por toda a vida desse aprendizado prazeroso. Seus benefícios são inúmeros, tais como:  

• controle do sopro e respiração
• auxilia na motricidade
• trabalha a concentração e atenção
• estimula a percepção auditiva
• prepara e aperfeiçoa para o estudo de um instrumento específico

A flauta doce, inserida no conteúdo programático das aulas de música, auxilia para maior familiaridade com o mundo da música, tornando mais rápido  e interessante o ensino musical.

Pensando nisso, a Allegro Momento, um projeto incrível da Momento Musical, desenvolveu uma solução que visa auxiliar e orientar os educadores em como trabalhar esse maravilhoso instrumento em sala de aula, ampliando seu repertório e aplicando atividades inovadoras. Tudo de maneira lúdica e prazerosa, prendendo a atenção da criança! Clique aqui e saiba mais sobre “Como Ensinar Flauta Doce de Maneira Lúdica e Prática”

Cantar bem significa ter uma voz afinada, ser bom de rítmica, saber passar a emoção da música através da voz e interpretar a canção. Para isso, basta ter a orientação de um profissional capacitado e treinar muito! 

No entanto, vale lembrar que a sua voz não ficará igual à do seu cantor preferido, pois cada pessoa tem o seu timbre.
Mas não desanime, toda voz tem o seu encanto!

Por onde começar? 

Para dar início a esse sonho, basta começar com o  treinamento certo e você pode, quem sabe, até trocar a cantoria do chuveiro pelos palcos!

Para te ajudar nessa, vamos deixar algumas dicas essenciais a seguir.

1 - Ouça

Aprimorar o ouvido é o primeiro passo de todos.

Afinar a voz é um processo lento e um pouco trabalhoso, pois é preciso ouvir, detectar e diferenciar cada nota e emiti-la na frequência certa.

Para desenvolver a percepção auditiva é necessário saber diferenciar notas musicais e ter noção rítmica.

2 - Respire

Respire e observe o ar entrando. Que caminho ele faz? 

Exercícios de respiração ajudam a controlar melhor a saída de ar e a manter uma nota por mais tempo.

Quando se tem o controle respiratório, você usa o ar corretamente, sem desafinar ou perder o fôlego.

3 - Malhe

Aprender a cantar é como ir à academia!

É um trabalho de fortalecimento e resistência para os músculos que regem a laringe.

O timbre é determinado por vários fatores, como a dimensão das pregas, fibras elásticas que estão localizadas na laringe.
Por exemplo: pregas vocais longas podem indicar vozes graves, já as curtas indicam vozes agudas.



A Momento Musical pode te guiar
Deixe a gente te ajudar nessa!

Se torne o melhor cantor(a) com um de nossos professores super talentosos e incríveis disponíveis aqui em nossa escola. 

Agende sua aula experimental através do nossos contatos: (19) 3371-0458 / (19) 3301-2499 / (19) 99733-1839

Siga-nos
Entre em contato
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
FacebookInstagram
© 2019 - Momento Musical Escola de Música - Desenvolvido por Manduvi Marketing