Existe idade certa para aprender partitura?

Existe idade certa para aprender partitura?
Quando falamos de partituras musicais, muitas dúvidas podem surgir: "Existe uma idade certa para começar?”, “com que idade devo começar a aprender?" ou “Será que é possível aprender na fase adulta/idosa?”.

Aprender a ler partituras exige dedicação e o processo não é rápido, mas todos podem aprender, independentemente da idade.

Tudo está ligado ao seu ritmo de aprendizado, esforço e dedicação na metodologia do ensino.

Portanto, você terá que se esforçar e se dedicar para que o impossível se torne possível. Para isso, existem vários métodos de aprendizado que envolvem diferentes exercícios, práticas e leituras. 

Tudo estará ligado à prática. Mas como assim “prática”?

Assim como na prática de exercícios físicos, quando você procura melhorar sua saúde, você não pensa especificamente em apenas um exercício que vai praticar, mas sim em vários no geral. 

A verdade é que você precisa de um todo para obter um melhor resultado em sua saúde e, para isso, será necessário um trabalho em um conjunto de exercícios que devem ser praticados no seu devido tempo e etapas.

Assim é na música: é preciso fazer cada coisa em seu tempo, além de, claro, respeitar cada passo, conquistando uma etapa de cada vez.

Então mantenha a calma! 

Você não vai chegar no seu primeiro dia de exercício carregando 90 quilos nos aparelhos e também não vai aprender toda a partitura em apenas um dia!

Aprender música te exigirá calma, paciência, persistência e muito amor.

Se você tem pelo menos um desses elementos citados, está preparadíssimo para começar!

A idade certa é quando você tem a certeza daquilo que deseja.

Conheça nossa estrutura e faça sua aula experimental em nosso endereço: Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba 
Out | 05, 2021
Posts recentes
Você tem o sonho de cantar ou tocar um instrumento? Com a Escola de Música Momento Musical você pode! Aqui você conta com toda a estrutura necessária para aprender com professores experientes e capacitados.


Violão, viola caipira, violino, guitarra, baixo, piano, teclado, ukulele, acordeom, canto e muito mais do universo da música em Piracicaba estão à disposição de alunos de todas as idades.


Nosso aluno, Alexandre Bragalha, em seu estudo de bateria com o Prof. Rogério Dias:
Meu nome é Fernanda, sou mãe do Enrico, de 3 anos, e da Mariana, de 6, e vou contar para vocês como a música entrou em nossas vidas e como ela tem sido importante para o bem estar da minha família. 


Começo pela história do Enrico 

Com 1 ano e 7 meses, percebi que ele não falava quase nenhuma palavrinha e resolvi pesquisar melhor o porquê, levando-o em um otorrinolaringologista especializado, que recomendou alguns exames específicos como o BERA. Foi dessa forma que descobrimos uma perda de audição de quase 50% devido à secreção acumulada na tuba auditiva. 


Após análise dos exames, fui informada de que o tratamento seria cirúrgico, com a inserção de um dreno, e que isso resolveria o problema. Porém, após a cirurgia e já fazendo sessões de fonoterapia, percebi que a evolução da fala estava caminhando devagar. 


Estudando possibilidades de acelerar esse processo de recuperação da audição e do desenvolvimento da fala do Enrico, juntamente com a fonoaudióloga e com o otorrinolaringologista, decidimos que a música seria a atividade ideal para estimular a parte sensorial, principalmente a auditiva, desde que as atividades fossem direcionadas para o desenvolvimento infantil, com estimulo da fala, repetição e discriminação de sons e diversas outras ações musicais cientificamente comprovadas que proporcionam o desenvolvimento motor, social e aceleração do aprendizado. 


Como a Momento Musical entrou em nossa história

Decidido que a música era a atividade ideal, faltava escolher qual seria a escola que poderia proporcionar a estrutura física e pedagógica necessária para nosso objetivo, ensinando de forma lúdica e divertida, com ambiente familiar e um planejamento de atividades voltado não somente para tocar e cantar, mas para trabalhar integralmente o desenvolvimento da criança. 


Foi assim que, aos 2 anos e meio, matriculamos o Enrico na Momento Musical, escola que escolhi a dedo para me ajudar nessa caminhada. Encontramos um lugar que nos acolheu, entendeu nossa necessidade e, desde então, tem me ajudado com aulas que são ministradas por professores capacitados e treinados com cursos específicos de musicalização infantil e iniciação musical. 


Já faz 1 ano que o Enrico está na Momento Musical e, a cada evolução, cada musiquinha nova que ele canta, meu coração transborda de gratidão. Durante esse período, o ouvido dele voltou a acumular secreção e uma nova cirurgia foi necessária. Sei que ainda temos uma longa caminhada pela frente, mas sei também que estou fazendo o melhor por ele e que tenho um time completo de excelentes profissionais para caminhar conosco. 


A Mariana também se apaixonou pela música

Recentemente, nossa família se tornou ainda mais musical. A Mariana, vendo a alegria do irmão ao ir para as aulas na Momento Musical, demonstrou interesse em cantar e me pediu para matriculá-la.


O curso escolhido foi Canto e Técnica Vocal - e tenho visto muitos benefícios. A Mari tem se tornado uma criança mais desinibida e até participou do Recital Momentus, organizado pela Momento Musical, deixando a timidez de lado e dando um show! 


Aqui em casa, dia de Momento Musical é dia de alegria. Vamos juntos no carro cantando e eternizando momentos que ficarão pra sempre em nossos corações.


Se você quer viver momentos incríveis e ver seus filhos se desenvolvendo ainda mais, vem pra Momento Musical também! 
Não dá para fugir do estudo da Teoria Musical. Tocar um instrumento, aprender uma música nova, tudo isso é muito divertido e estimulante, mas é a teoria que vai te fazer compreender o fundamento do que está fazendo e te tornar ainda melhor nisso. 

POR QUE PRECISO ESTUDAR TEORIA? 
A música tem seus conceitos fundamentais, aprender sobre eles é como aprender uma nova língua e poder conversar com outros cidadãos desse “país” diferente. A conceitualização de harmonia, melodia e ritmo, por exemplo, tornam o ensino e o aprendizado de música mais fáceis, assim como a comunicação entre os músicos. 


Além disso, conhecer os nomes das notas, a formação dos acordes, as regras das diferentes escalas maiores e menores, tudo isso nos ajuda a entender como uma música é criada e a explorar novas possibilidades. Tocar ou cantar sem compreender essa estrutura nos faz apenas repetir o que ouvimos e não aprender de verdade. 

CONCLUSÃO 
Aprender teoria pode não ser tão divertido quanto colocar tudo em prática numa música incrível, mas é indispensável para que você seja um músico melhor e possa se comunicar mais facilmente com outras pessoas da área. 


Lembre-se de que é o estudo da teoria que vai ter permitir alcançar coisas incríveis com o instrumento ou a voz. 
Siga-nos
Entre em contato
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
FacebookInstagram
© 2019 - Momento Musical Escola de Música - Desenvolvido por Manduvi Marketing