O canto é um dom intrínseco ou adquirido?

O canto é um dom intrínseco ou adquirido?
Sempre me questionei se o canto era um dom intrínseco ou adquirido. Se as pessoas nasciam sabendo cantar ou era uma habilidade adquirida ao longo da vida. Esse sempre foi um dos meus maiores paradigmas. Acompanhei processos vocais de diversas pessoas que tinham tanta habilidade em cantar que, por um breve momento, acreditei que as notas altas eram destinadas aos portadores desse dom. Até que, por sorte ou destino, conheci o Belting contemporâneo – uma técnica que visa ampliar a capacidade vocal com o mínimo esforço. 

O Belting abrange diversos estilos musicais, desde o rock in roll, passando pelo sertanejo universitário, transitando pelo pop, até chegar ao MPB e, enfim, aos musicais. É uma técnica muito abrangente que proporciona alcançar o timbre perfeito para cada um dos estilos. Essa técnica foi responsável por resolver meus problemas vocais e me apresentar a facilidade de cantar. O conforto que eu sinto ao cantar, a aptidão de chegar em notas extremamente agudas ou extremamente graves sem fazer esforço, e ainda assim ter mais resultado mesmo estando relaxado foram algumas das habilidades que o Belting contemporâneo proporcionou para mim. É o máximo de projeção, o máximo de resultado, e o mínimo esforço – que é o que todo cantor precisa para fazer turnês ou para aguentar horas a fio de canto durante a temporada de um musical. Manter a qualidade e resistência da voz é extremamente necessário para atender a demanda do mercado.

Mesmo sendo uma técnica muito utilizada por profissionais da voz, o Belting é indicado para pessoas em qualquer estágio de canto, não importa se iniciante ou avançado. A técnica contribui inclusive para perda de vícios vocais que podem ser prejudiciais a longo prazo. Para complementar, por ser uma técnica fácil de comunicar, é possível atingir resultados na primeira aula, ou seja, desde o primeiro instante o aluno atinge notas e timbres que não imaginava ser possível, e consegue ter uma percepção do potência e amplitude da própria voz.

Então, hoje eu posso afirmar que todos podem cantar. Como mencionei anteriormente, a habilidade do canto foi uma questão pessoal por muito tempo, mas hoje tenho convicção que independente da sua idade, estilo musical ou nível de canto, é possível projetar sua voz para atingir o timbre ideal.
Clique aqui e a gende uma aula experimental gratuita de Belting Contamporâneo. 

Jun | 24, 2020
Posts recentes
Você tem o sonho de cantar ou tocar um instrumento? Com a Escola de Música Momento Musical você pode! Aqui você conta com toda a estrutura necessária para aprender com professores experientes e capacitados.


Violão, viola caipira, violino, guitarra, baixo, piano, teclado, ukulele, acordeom, canto e muito mais do universo da música em Piracicaba estão à disposição de alunos de todas as idades.


Nosso aluno, Alexandre Bragalha, em seu estudo de bateria com o Prof. Rogério Dias:
Meu nome é Fernanda, sou mãe do Enrico, de 3 anos, e da Mariana, de 6, e vou contar para vocês como a música entrou em nossas vidas e como ela tem sido importante para o bem estar da minha família. 


Começo pela história do Enrico 

Com 1 ano e 7 meses, percebi que ele não falava quase nenhuma palavrinha e resolvi pesquisar melhor o porquê, levando-o em um otorrinolaringologista especializado, que recomendou alguns exames específicos como o BERA. Foi dessa forma que descobrimos uma perda de audição de quase 50% devido à secreção acumulada na tuba auditiva. 


Após análise dos exames, fui informada de que o tratamento seria cirúrgico, com a inserção de um dreno, e que isso resolveria o problema. Porém, após a cirurgia e já fazendo sessões de fonoterapia, percebi que a evolução da fala estava caminhando devagar. 


Estudando possibilidades de acelerar esse processo de recuperação da audição e do desenvolvimento da fala do Enrico, juntamente com a fonoaudióloga e com o otorrinolaringologista, decidimos que a música seria a atividade ideal para estimular a parte sensorial, principalmente a auditiva, desde que as atividades fossem direcionadas para o desenvolvimento infantil, com estimulo da fala, repetição e discriminação de sons e diversas outras ações musicais cientificamente comprovadas que proporcionam o desenvolvimento motor, social e aceleração do aprendizado. 


Como a Momento Musical entrou em nossa história

Decidido que a música era a atividade ideal, faltava escolher qual seria a escola que poderia proporcionar a estrutura física e pedagógica necessária para nosso objetivo, ensinando de forma lúdica e divertida, com ambiente familiar e um planejamento de atividades voltado não somente para tocar e cantar, mas para trabalhar integralmente o desenvolvimento da criança. 


Foi assim que, aos 2 anos e meio, matriculamos o Enrico na Momento Musical, escola que escolhi a dedo para me ajudar nessa caminhada. Encontramos um lugar que nos acolheu, entendeu nossa necessidade e, desde então, tem me ajudado com aulas que são ministradas por professores capacitados e treinados com cursos específicos de musicalização infantil e iniciação musical. 


Já faz 1 ano que o Enrico está na Momento Musical e, a cada evolução, cada musiquinha nova que ele canta, meu coração transborda de gratidão. Durante esse período, o ouvido dele voltou a acumular secreção e uma nova cirurgia foi necessária. Sei que ainda temos uma longa caminhada pela frente, mas sei também que estou fazendo o melhor por ele e que tenho um time completo de excelentes profissionais para caminhar conosco. 


A Mariana também se apaixonou pela música

Recentemente, nossa família se tornou ainda mais musical. A Mariana, vendo a alegria do irmão ao ir para as aulas na Momento Musical, demonstrou interesse em cantar e me pediu para matriculá-la.


O curso escolhido foi Canto e Técnica Vocal - e tenho visto muitos benefícios. A Mari tem se tornado uma criança mais desinibida e até participou do Recital Momentus, organizado pela Momento Musical, deixando a timidez de lado e dando um show! 


Aqui em casa, dia de Momento Musical é dia de alegria. Vamos juntos no carro cantando e eternizando momentos que ficarão pra sempre em nossos corações.


Se você quer viver momentos incríveis e ver seus filhos se desenvolvendo ainda mais, vem pra Momento Musical também! 
Não dá para fugir do estudo da Teoria Musical. Tocar um instrumento, aprender uma música nova, tudo isso é muito divertido e estimulante, mas é a teoria que vai te fazer compreender o fundamento do que está fazendo e te tornar ainda melhor nisso. 

POR QUE PRECISO ESTUDAR TEORIA? 
A música tem seus conceitos fundamentais, aprender sobre eles é como aprender uma nova língua e poder conversar com outros cidadãos desse “país” diferente. A conceitualização de harmonia, melodia e ritmo, por exemplo, tornam o ensino e o aprendizado de música mais fáceis, assim como a comunicação entre os músicos. 


Além disso, conhecer os nomes das notas, a formação dos acordes, as regras das diferentes escalas maiores e menores, tudo isso nos ajuda a entender como uma música é criada e a explorar novas possibilidades. Tocar ou cantar sem compreender essa estrutura nos faz apenas repetir o que ouvimos e não aprender de verdade. 

CONCLUSÃO 
Aprender teoria pode não ser tão divertido quanto colocar tudo em prática numa música incrível, mas é indispensável para que você seja um músico melhor e possa se comunicar mais facilmente com outras pessoas da área. 


Lembre-se de que é o estudo da teoria que vai ter permitir alcançar coisas incríveis com o instrumento ou a voz. 
Siga-nos
Entre em contato
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
FacebookInstagram
© 2019 - Momento Musical Escola de Música - Desenvolvido por Manduvi Marketing