Tão importante quanto aprender técnica vocal é aprender a aquecer a voz. Antes de praticar um exercício físico, é necessário aquecer seus músculos para evitar uma lesão, certo? Na hora de cantar, não é diferente.
Nossa voz depende de um sistema que envolve músculos e outros fatores fisiológicos que precisam ser estimulados, aumentando a circulação sanguínea e a oxigenação no local. Dessa forma, as pregas vocais terão maior flexibilidade, os sons serão melhor articulados e o canto acontecerá de forma muito mais fácil.
Realizar de 15 a 30 minutos de aquecimento antes de cantar irá transformar a sua experiência com o canto. Você poderá notar uma maior facilidade na hora de alcançar certas notas ou sustentar a voz durante uma apresentação muito longa.
O aquecimento vocal também é indicado para pessoas que trabalham utilizando não apenas a voz cantada, mas também falada por longos períodos, como professores e palestrantes. Mas é importante realizar o aquecimento não apenas antes de cantar, mas todos os dias, como uma rotina de exercícios.
E não pense que é perda de tempo! Conforme o tempo passa, nós passamos por mudanças fisiológicas no corpo inteiro (músculos, ossos, articulações) e isso não seria diferente com nossas pregas vocais. Assim como o aquecimento e o exercício físico colaboram para que essas mudanças não provoquem lesões corporais, o aquecimento vocal é um artifício importante para preservar as pregas vocais e evitar a perda da voz após longos períodos de uso da mesma.
Mas, assim como um bom aquecimento muscular deve ser instruído por um profissional de educação física, o aquecimento vocal também deve ser instruído por um profissional do canto! Converse com um professor da Momento Musical e elabore com ele a melhor rotina de aquecimento vocal para você!