O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Entre suas características estão déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamento repetitivos e desenvolvimento atípico. O diagnóstico geralmente é estabelecido por volta dos 2 ou 3 anos de idade.
A música e o autista
A Iniciação Musical é muito importante para o desenvolvimento musical infantil, influenciando tanto na área cognitiva quanto na afetiva, e as crianças autistas não ficam de fora dessa.
Entre os benefícios gerais da Iniciação Musical para a pessoa no espectro autista, podemos citar:
• A motivação da expressão corporal;
• O aumento da concentração;
• A percepção e expressão dos sentimentos;
• Melhora das habilidades sociais.
• O estereótipo do autista de exatas
Existe uma falácia de que todas as pessoas autistas são gênios numéricos capazes de realizar cálculos complexos em questão de segundos. No entanto, assim como qualquer outra pessoa, os autistas não são todos iguais. Alguns realmente são excelentes com números, outros bons com pintura, outros são melhor escrevendo ou praticando esportes e assim por diante.
A música pode ser um interesse intenso da pessoa autista, que gostará de aprender a tocar ou cantar e irá se desenvolver na área. Mas também pode ser apenas um aliado em seu desenvolvimento, auxiliando-a a desenvolver e exercitar habilidades que a ajudarão em diversas áreas da vida.