Na hora de escolher o encordoamento do seu violão, é importante saber as diferenças entre os tipos de cordas de acordo com o estilo musical que você quer praticar e as habilidades que você quer desenvolver.
Quer aprender? Continue a leitura!
Cordas de nylon
Elas são mais macias, flexíveis e leves do que as de aço, agredindo menos a ponta dos dedos, por isso, geralmente são recomendadas para iniciantes do violão, mas músicos experientes também podem usá-las, a depender do estilo escolhido.
Elas produzem um som mais baixo, com um timbre mais suave, ideal para quem quer tocar estilos brasileiros como samba e bossa nova, além de serem mais indicadas para o dedilhado.
Cordas de aço
São mais duras e agridem mais a ponta dos dedos - criando calos mais rapidamente. Geralmente são indicadas para violonistas mais experientes, mas isso vai depender do estilo musical que será tocado.
Seu som é mais intenso e seu timbre é mais estridente, ideal para quem toca pop, rock e sertanejo, por exemplo. O uso de palheta garante um som mais "limpo".
Vale lembrar
O tipo de corda deve ser definido no momento de escolher seu violão, pois não é possível, por exemplo, utilizar corda de aço em um violão que foi construído para usar corda de nylon e vice-versa.
Conclusão
Não é apenas o nível de experiência do violonista que vai decidir o uso de cordas de aço ou de nylon, mas também o tipo de som que você deseja alcançar.
Está se decidindo entre uma e outra? Escolher com base no estilo musical que você deseja tocar é o mais indicado. Também vale testar o violão na loja e ver a sensação de cada tipo de corda em contato com seus dedos.
Compartilhe esse artigo com um amigo e o ajude a escolher o tipo de corda adequado para seu próximo violão!