Quando falamos de partituras musicais, muitas dúvidas podem surgir: "Existe uma idade certa para começar?”, “com que idade devo começar a aprender?" ou “Será que é possível aprender na fase adulta/idosa?”.
Aprender a ler partituras exige dedicação e o processo não é rápido, mas todos podem aprender, independentemente da idade.
Tudo está ligado ao seu ritmo de aprendizado, esforço e dedicação na metodologia do ensino.
Portanto, você terá que se esforçar e se dedicar para que o impossível se torne possível. Para isso, existem vários métodos de aprendizado que envolvem diferentes exercícios, práticas e leituras.
Tudo estará ligado à prática. Mas como assim “prática”?
Assim como na prática de exercícios físicos, quando você procura melhorar sua saúde, você não pensa especificamente em apenas um exercício que vai praticar, mas sim em vários no geral.
A verdade é que você precisa de um todo para obter um melhor resultado em sua saúde e, para isso, será necessário um trabalho em um conjunto de exercícios que devem ser praticados no seu devido tempo e etapas.
Assim é na música: é preciso fazer cada coisa em seu tempo, além de, claro, respeitar cada passo, conquistando uma etapa de cada vez.
Então mantenha a calma!
Você não vai chegar no seu primeiro dia de exercício carregando 90 quilos nos aparelhos e também não vai aprender toda a partitura em apenas um dia!
Aprender música te exigirá calma, paciência, persistência e muito amor.
Se você tem pelo menos um desses elementos citados, está preparadíssimo para começar!
A idade certa é quando você tem a certeza daquilo que deseja.
Conheça nossa estrutura e faça sua aula experimental em nosso endereço: Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba