O canto é um dom intrínseco ou adquirido?

O canto é um dom intrínseco ou adquirido?
Sempre me questionei se o canto era um dom intrínseco ou adquirido. Se as pessoas nasciam sabendo cantar ou era uma habilidade adquirida ao longo da vida. Esse sempre foi um dos meus maiores paradigmas. Acompanhei processos vocais de diversas pessoas que tinham tanta habilidade em cantar que, por um breve momento, acreditei que as notas altas eram destinadas aos portadores desse dom. Até que, por sorte ou destino, conheci o Belting contemporâneo – uma técnica que visa ampliar a capacidade vocal com o mínimo esforço. 

O Belting abrange diversos estilos musicais, desde o rock in roll, passando pelo sertanejo universitário, transitando pelo pop, até chegar ao MPB e, enfim, aos musicais. É uma técnica muito abrangente que proporciona alcançar o timbre perfeito para cada um dos estilos. Essa técnica foi responsável por resolver meus problemas vocais e me apresentar a facilidade de cantar. O conforto que eu sinto ao cantar, a aptidão de chegar em notas extremamente agudas ou extremamente graves sem fazer esforço, e ainda assim ter mais resultado mesmo estando relaxado foram algumas das habilidades que o Belting contemporâneo proporcionou para mim. É o máximo de projeção, o máximo de resultado, e o mínimo esforço – que é o que todo cantor precisa para fazer turnês ou para aguentar horas a fio de canto durante a temporada de um musical. Manter a qualidade e resistência da voz é extremamente necessário para atender a demanda do mercado.

Mesmo sendo uma técnica muito utilizada por profissionais da voz, o Belting é indicado para pessoas em qualquer estágio de canto, não importa se iniciante ou avançado. A técnica contribui inclusive para perda de vícios vocais que podem ser prejudiciais a longo prazo. Para complementar, por ser uma técnica fácil de comunicar, é possível atingir resultados na primeira aula, ou seja, desde o primeiro instante o aluno atinge notas e timbres que não imaginava ser possível, e consegue ter uma percepção do potência e amplitude da própria voz.

Então, hoje eu posso afirmar que todos podem cantar. Como mencionei anteriormente, a habilidade do canto foi uma questão pessoal por muito tempo, mas hoje tenho convicção que independente da sua idade, estilo musical ou nível de canto, é possível projetar sua voz para atingir o timbre ideal.
Clique aqui e a gende uma aula experimental gratuita de Belting Contamporâneo. 

Jun | 24, 2020
Posts recentes
Estilo musical é mais do que uma escolha de som, é uma extensão da nossa identidade, uma forma de dizer ao mundo quem somos sem precisar usar palavras. 


Seja dançando na sala, cantando no chuveiro ou simplesmente ouvindo com fones no ônibus, a música revela emoções, fases e desejos. 


Neste texto, vamos te ajudar a descobrir o estilo que mais tem a ver com você, e talvez entender um pouco mais sobre si mesmo nesse processo.


Leia agora!


Descobrir seu estilo musical é descobrir um pedaço de si


Sabe aquela música que te arrepia ou aquela batida que te faz sorrir sem perceber? 


Pode acreditar: isso diz muito sobre você. 


O estilo musical com o qual mais nos conectamos não é só uma questão de gosto, mas um reflexo da nossa forma de ser, sentir e viver o mundo. 


Descobrir esse estilo é também abrir espaço para se expressar com mais autenticidade.


Como a música contribui para a autoestima


Quando nos identificamos com uma letra, com a energia de uma banda ou com o clima de um gênero musical, é como se recebêssemos um abraço invisível que diz: "você não está sozinho". 


Isso nutre a autoestima, pois nos ajuda a validar sentimentos e reconhecer nossa própria história. 


A música vira companhia, apoio, estímulo para sermos quem somos e, até mesmo, trilha sonora de momentos especiais ou importantes da nossa vida.
As brincadeiras musicais são uma maneira lúdica e leve de envolver crianças em atividades que estimulam ritmo, expressão e, acima de tudo, conexão. 


Seja em dias chuvosos, nas pausas entre uma soneca e outra, ou mesmo no fim de semana, nada melhor do que brincar junto e criar momentos especiais em família.


Por isso, reunimos cinco ideias simples e divertidas que cabem no dia a dia e no coração das famílias. Confira agora mesmo!
Vai fazer o seu primeiro show e bateu aquela frio na barriga, aquela ansiedade ou tremor? 

Saiba que essa sensação é absolutamente normal e compartilhada por inúmeros artistas, de estudantes a profissionais. 

O primeiro show representa a materialização de um sonho, a oportunidade de compartilhar sua música com o mundo real, além das paredes do seu quarto e das salas de aula. 

É um rito de passagem, um momento inesquecível que marca o início de uma jornada emocionante no universo da música.

Então, se você não se sente preparado, mas quer ter essa experiência, continue a leitura e confira algumas dicas que vão te ajudar.
Siga-nos
Entre em contato
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
(19) 3371-0458
(19) 99733-1839
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
© 2025 - Momento Musical Escola de Música
Manduvi Marketing