O Novo Conceito de Ensinar e Aprender!

O Novo Conceito de Ensinar e Aprender!
A quarentena e as dificuldades trazidas ao mundo, também possuem seu lado positivo. O reaprendizado e a reavaliação de valores, nos faz ter um olhar diferenciado à solidariedade e colaboração. O que não facilita as atividades é o desespero e administrar o momento agarrando as oportunidades que aparecem é o melhor a se fazer.

Os cursos online vieram para aprimorarmos nosso conhecimento e a maneira diferente de enxergar sobre educação à distância. A oportunidade para as escolas de música se reinventarem “bateu na porta” dias antes da quarentena ser anunciada. O que fizemos? Agarramos com unhas e dentes e nos aprimoramos.

Nos primeiros dias, o susto e o medo quis tomar conta, entretanto, nosso planejamento estava devidamente realizado, caso isso ocorresse. E ocorreu. Com planejamento, organização e inovação, colocando a ideia em prática, estamos conseguindo levar a música aos nossos alunos, mantendo a qualidade e excelência no ensino.

Podemos elencar algumas oportunidades e visões que o Covid-19 trouxe a nós: aulas online a possibilidade de continuar a oferecer esta modalidade na educação musical; professores são capazes e criativos; reestruturamos nossas aulas e a maneira de ensinar num espaço curto de tempo; entre muitas outras. Oferecer aos alunos oportunidades, dar suporte à equipe, ouvir obstáculos e desafios, oferecer novidades e surpreender é o que decidimos fazer!

As aulas individuais são simples de serem executadas remotamente. Com uma internet de velocidade adequada, um celular/computador, bastante confiança e positividade, conseguimos agradar nossos alunos e desenvolvê-los da mesma maneira. As aulas online (ao vivo) e materiais gravados foram um sucesso! E as aulas em turma? E nossas crianças da Musicalização Infantil e Iniciação Musical?

A aprendizagem é um processo contínuo, e essa quarentena não está sendo um fator limitante. Como, de uma hora pra outra, antes da quarentena ser decretada, os pais já começaram a nos avisar sobre não levarem seus filhos às aulas, decidimos momentaneamente por enviar videoaulas (aulas gravadas). Aprendemos da noite para o dia, interagir com a câmera, naturalmente, para que as crianças sentissem o carinho e soubessem que estavam em nossas aulas deliciosas, porém distante. Aprendemos a editar vídeos, fazer upload no YouTube. Ensinamos aos pais como conduzirem em aula, a construírem e improvisarem instrumentos. As correções de atividades e posturas eram feitas por vídeos e mensagens. Caminhamos e estamos caminhando em uma via de mão dupla, aprendendo juntos a passarmos por este período.

Após um tempo, sentimos falta da interação com as crianças. Os pais já estavam em seus horários de trabalhos normais, mesmo que home office, e muitos trabalhando normalmente, dentro do “novo normal”. Optamos por conduzirmos às aulas online (ao vivo). Escolhemos um aplicativo que pudesse atender nossas necessidades, ensinamos os pais/tios/avós a baixarem o app e entrarem em aula. E sim! Está dando certo e estamos nos aprimorando cada vez mais (inclusive os pais e as crianças)!

O melhor feedback foi: “A escola Momento Musical e as professoras das crianças souberam o momento exato de iniciar com as videoaulas (aulas gravadas) e trocá-las pelas aulas online (ao vivo)”. E sabem de uma coisa? Não trocamos totalmente, as videoaulas dão suporte aos alunos novos e estão disponíveis para os pais colocarem atividades extras às crianças. E sabem de outra coisa? Esse “momento exato” não foi calculado, foi orientado pelo coração. 

Desta maneira, estamos fluindo muito bem. Nós superamos muitos desafios. Já sabemos esperar a internet voltar (sim, ela pode cair, mas volta logo!), sabemos ligar e desligar os microfones na hora exata (aliás, os dedinhos das crianças são mais rápidos que os nossos), cada aluno tem sua caixa própria e exclusiva de instrumentos construídos e improvisados com materiais recicláveis, temos nosso próprio código de interação.

Agora, vamos a pergunta: Aula online funciona? Sim, funciona e tem suas vantagens. É necessário repensar o planejamento, requer mais preparo, esforço e dedicação. Também é necessário orientar os pais sobre a condução das aulas, sobre o aplicativo e instrumentos.

E fomos além! Inovamos tirando nosso sonho do papel e aplicamos.  Desenvolvemos a Allegro Momento, projeto da Escola de Música Momento Musical, utilizando metodologia própria, com o objetivo de incentivar a prática das atividades musicais com as crianças, em casa, estreitando as relações entre pais e filhos, e na escola, para auxiliar o educador no trabalho com a música e as crianças. Para mais informações, siga nossas redes sociais, Instagram Allegro Momento e Facebook Allegro Momento. Em nossas páginas ensinamos e damos dicas sobre atividades musicais, métodos de como conquistar a atenção da criança através da música, e construção de instrumentos caseiros.

 

Diretoras e Professoras da Escola de Música Momento Musical
Ivete Cunha Machado e Jeane Machado Andrino 

                                   
Ago | 18, 2020
Posts recentes
Música como presente para crianças: por que investir em um curso de música?

Na hora de escolher presentes para crianças, é comum apostar em brinquedos que divertem por algum tempo, mas logo caem no esquecimento. E se, em vez de algo passageiro, você pudesse oferecer uma experiência transformadora e duradoura?

Dar um curso de música como presente é investir em criatividade, disciplina, autoestima e em memórias que acompanham a criança por toda a vida. Descubra como esse presente pode surpreender.

Por que escolher a música como presente para crianças?

Muito mais que uma experiência momentânea

Ao contrário de presentes que se tornam obsoletos, um curso de música representa uma jornada contínua. Aprender a primeira música, se apresentar para a família ou tocar com os colegas são conquistas que fortalecem a confiança e criam lembranças que permanecem.

Benefícios cognitivos e emocionais reais

Estudar música não é apenas aprender notas e acordes. É um processo que estimula concentração, disciplina, criatividade e autoconfiança, além de ajudar na socialização. O investimento financeiro se transforma em valor, porque a música contribui para a formação pessoal e emocional da criança.

Resultados perceptíveis desde o início

Muitos acreditam que estudar música só traz frutos após anos de prática. Mas já nos primeiros meses é possível notar avanços: mais foco nos estudos, maior segurança para se expressar e entusiasmo com cada nova descoberta no instrumento.

Música como presente é investimento no futuro

Presentear uma criança com um curso de música é muito mais que oferecer diversão: é proporcionar um caminho de desenvolvimento que impacta a vida toda.

É dar a oportunidade de descobrir talentos, desenvolver habilidades e viver experiências inesquecíveis.

Quer sentir como isso funciona na prática? Agende uma aula experimental gratuita na Momento Musical e descubra como a música pode transformar a infância.
Como começar a estudar música: guia completo para iniciantes

Quer aprender música mas não sabe por onde começar?
A boa notícia é que qualquer pessoa pode estudar música, sem precisar nascer com talento especial ou ter instrumentos caros em casa.

Neste guia, você vai descobrir o que é realmente necessário para iniciar seus estudos musicais, quais mitos deve deixar de lado e como escolher a melhor forma de começar. Confira!

O que é preciso para estudar música?

Preciso ter talento para aprender música?

Um dos maiores mitos da música é acreditar que apenas pessoas talentosas conseguem aprender. Na realidade, o aprendizado musical é construído com prática, dedicação e orientação. O que faz a diferença é a motivação e um ambiente de estudo adequado.

É necessário comprar um instrumento logo no início?

A Momento Musical disponibiliza instrumentos para as aulas, como teclado, violão, guitarra, bateria e piano. Isso permite que você experimente diferentes opções antes de investir no seu instrumento.

Qual a idade certa para começar?

Não existe idade ideal. Crianças, adolescentes, jovens e adultos podem aprender música em qualquer fase da vida. O segredo está em escolher uma metodologia adaptada para cada faixa etária.

O que ajuda no aprendizado musical?


1. Ambiente inspirador

Ter um espaço acolhedor e motivador é essencial para manter o entusiasmo. Isso inclui uma escola de música que incentive a prática com leveza e disciplina.

2. Metodologia adaptada

Na Momento Musical, cada aluno aprende com uma metodologia que combina prática, repertório de interesse e teoria. Assim, o estudo não fica engessado e se torna uma experiência prazerosa.

3. Constância e paciência

Mais do que horas seguidas de estudo, o que realmente traz resultado é a regularidade. Praticar um pouco todos os dias é necessário para evoluir com consistência.

Conclusão

Estudar música não exige talento especial, instrumentos caros ou idade específica. Tudo o que você precisa é vontade, apoio e uma metodologia eficiente. A música é uma jornada de descobertas que pode começar hoje.

Quer dar o primeiro passo? A Momento Musical oferece aulas experimentais para que você ou seu filho descubra na prática o prazer de aprender música.
Clássicos que ainda inspiram: como músicas dos anos 80 e 90 continuam moldando novos artistas


A boa música atravessa gerações e pode ser uma grande aliada na educação musical

Com a chegada de festivais como o The Town 2025, muitos artistas ganham os holofotes e, com eles, vem uma oportunidade incrível: apresentar aos nossos filhos os clássicos que formaram a base da música atual. 

Mesmo que as crianças e adolescentes hoje cresçam com sons digitais, batidas eletrônicas e trends das redes sociais, as músicas dos anos 80 e 90 continuam sendo fonte de inspiração e aprendizado para novas gerações de artistas e também para quem está começando a aprender música.

Confira!

Clássicos internacionais que atravessam o tempo

Backstreet Boys – "I Want It That Way" (1999)

Uma das boy bands mais famosas de todos os tempos, os Backstreet Boys marcam presença no The Town 2025 com seu pop melódico e refrões inesquecíveis. Essa é uma ótima música para praticar afinação, harmonia vocal e percepção melódica com os jovens. Uma versão acústica pode ser usada em aulas de violão ou canto.

Lionel Richie – "Easy" (com Commodores, 1977) e "All Night Long" (1983)

Com sua mistura de soul, R&B e pop, Lionel Richie é referência em interpretação emocional e domínio vocal. Suas músicas são ideais para trabalhar a expressividade e o controle da voz, além de introduzir elementos da música afro-americana de forma acessível.

Bruce Dickinson – “Tears of the Dragon” (1994)

Mesmo que o heavy metal pareça distante do universo infantil, artistas como Bruce Dickinson são ótimos para introduzir o rock como forma de expressão intensa e teatral. A canção “Tears of the Dragon” é um ótimo exemplo disso. Com uma melodia envolvente, letra introspectiva e momentos de intensidade vocal, essa canção permite explorar o rock de forma mais sensível e emocional. É uma excelente escolha para apresentar o estilo a jovens estudantes, especialmente em aulas de canto, guitarra ou interpretação musical, mostrando que o rock também é poético e expressivo.

Clássicos brasileiros que continuam vivos na memória e nos palcos

Ivete Sangalo – "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" (1999)

Presença constante na cultura brasileira, Ivete une carisma, potência vocal e musicalidade popular. Essa música é excelente para trabalhar dinâmica vocal e interpretação, e pode ser cantada em grupo ou solo, em diferentes níveis de dificuldade.

Geraldo Azevedo – "Dona da Minha Cabeça" (1989)

Com raízes na MPB e no forró, Geraldo Azevedo oferece um repertório rico em harmonia e poesia. Ideal para ensinar violão popular, ele também ajuda a aproximar os alunos da cultura nordestina, com melodias que encantam pais e filhos.

Clássicos hoje, inspiração para amanhã

As músicas dos anos 80 e 90 não são apenas “músicas antigas”, são referências vivas, muitas vezes regravadas, remixadas e reverenciadas por artistas das novas gerações que seu filho ou filha pode ver no palco hoje.

Ao apresentar esses clássicos para crianças e adolescentes, você abre um portal para o entendimento da história da música, dos estilos, dos instrumentos e das emoções humanas expressas ao longo das décadas. Tudo isso com leveza, conexão e significado.

Afinal, antes de existir streaming, TikTok e fones sem fio, existia algo que ainda não mudou: a música como linguagem universal e uma ponte entre gerações.
Siga-nos
Entre em contato
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
(19) 3371-0458
(19) 99733-1839
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
© 2025 - Momento Musical Escola de Música
Manduvi Marketing