O Novo Conceito de Ensinar e Aprender!

O Novo Conceito de Ensinar e Aprender!
A quarentena e as dificuldades trazidas ao mundo, também possuem seu lado positivo. O reaprendizado e a reavaliação de valores, nos faz ter um olhar diferenciado à solidariedade e colaboração. O que não facilita as atividades é o desespero e administrar o momento agarrando as oportunidades que aparecem é o melhor a se fazer.

Os cursos online vieram para aprimorarmos nosso conhecimento e a maneira diferente de enxergar sobre educação à distância. A oportunidade para as escolas de música se reinventarem “bateu na porta” dias antes da quarentena ser anunciada. O que fizemos? Agarramos com unhas e dentes e nos aprimoramos.

Nos primeiros dias, o susto e o medo quis tomar conta, entretanto, nosso planejamento estava devidamente realizado, caso isso ocorresse. E ocorreu. Com planejamento, organização e inovação, colocando a ideia em prática, estamos conseguindo levar a música aos nossos alunos, mantendo a qualidade e excelência no ensino.

Podemos elencar algumas oportunidades e visões que o Covid-19 trouxe a nós: aulas online a possibilidade de continuar a oferecer esta modalidade na educação musical; professores são capazes e criativos; reestruturamos nossas aulas e a maneira de ensinar num espaço curto de tempo; entre muitas outras. Oferecer aos alunos oportunidades, dar suporte à equipe, ouvir obstáculos e desafios, oferecer novidades e surpreender é o que decidimos fazer!

As aulas individuais são simples de serem executadas remotamente. Com uma internet de velocidade adequada, um celular/computador, bastante confiança e positividade, conseguimos agradar nossos alunos e desenvolvê-los da mesma maneira. As aulas online (ao vivo) e materiais gravados foram um sucesso! E as aulas em turma? E nossas crianças da Musicalização Infantil e Iniciação Musical?

A aprendizagem é um processo contínuo, e essa quarentena não está sendo um fator limitante. Como, de uma hora pra outra, antes da quarentena ser decretada, os pais já começaram a nos avisar sobre não levarem seus filhos às aulas, decidimos momentaneamente por enviar videoaulas (aulas gravadas). Aprendemos da noite para o dia, interagir com a câmera, naturalmente, para que as crianças sentissem o carinho e soubessem que estavam em nossas aulas deliciosas, porém distante. Aprendemos a editar vídeos, fazer upload no YouTube. Ensinamos aos pais como conduzirem em aula, a construírem e improvisarem instrumentos. As correções de atividades e posturas eram feitas por vídeos e mensagens. Caminhamos e estamos caminhando em uma via de mão dupla, aprendendo juntos a passarmos por este período.

Após um tempo, sentimos falta da interação com as crianças. Os pais já estavam em seus horários de trabalhos normais, mesmo que home office, e muitos trabalhando normalmente, dentro do “novo normal”. Optamos por conduzirmos às aulas online (ao vivo). Escolhemos um aplicativo que pudesse atender nossas necessidades, ensinamos os pais/tios/avós a baixarem o app e entrarem em aula. E sim! Está dando certo e estamos nos aprimorando cada vez mais (inclusive os pais e as crianças)!

O melhor feedback foi: “A escola Momento Musical e as professoras das crianças souberam o momento exato de iniciar com as videoaulas (aulas gravadas) e trocá-las pelas aulas online (ao vivo)”. E sabem de uma coisa? Não trocamos totalmente, as videoaulas dão suporte aos alunos novos e estão disponíveis para os pais colocarem atividades extras às crianças. E sabem de outra coisa? Esse “momento exato” não foi calculado, foi orientado pelo coração. 

Desta maneira, estamos fluindo muito bem. Nós superamos muitos desafios. Já sabemos esperar a internet voltar (sim, ela pode cair, mas volta logo!), sabemos ligar e desligar os microfones na hora exata (aliás, os dedinhos das crianças são mais rápidos que os nossos), cada aluno tem sua caixa própria e exclusiva de instrumentos construídos e improvisados com materiais recicláveis, temos nosso próprio código de interação.

Agora, vamos a pergunta: Aula online funciona? Sim, funciona e tem suas vantagens. É necessário repensar o planejamento, requer mais preparo, esforço e dedicação. Também é necessário orientar os pais sobre a condução das aulas, sobre o aplicativo e instrumentos.

E fomos além! Inovamos tirando nosso sonho do papel e aplicamos.  Desenvolvemos a Allegro Momento, projeto da Escola de Música Momento Musical, utilizando metodologia própria, com o objetivo de incentivar a prática das atividades musicais com as crianças, em casa, estreitando as relações entre pais e filhos, e na escola, para auxiliar o educador no trabalho com a música e as crianças. Para mais informações, siga nossas redes sociais, Instagram Allegro Momento e Facebook Allegro Momento. Em nossas páginas ensinamos e damos dicas sobre atividades musicais, métodos de como conquistar a atenção da criança através da música, e construção de instrumentos caseiros.

 

Diretoras e Professoras da Escola de Música Momento Musical
Ivete Cunha Machado e Jeane Machado Andrino 

                                   
Ago | 18, 2020
Posts recentes
Você tem o sonho de cantar ou tocar um instrumento? Com a Escola de Música Momento Musical você pode! Aqui você conta com toda a estrutura necessária para aprender com professores experientes e capacitados.


Violão, viola caipira, violino, guitarra, baixo, piano, teclado, ukulele, acordeom, canto e muito mais do universo da música em Piracicaba estão à disposição de alunos de todas as idades.


Nosso aluno, Alexandre Bragalha, em seu estudo de bateria com o Prof. Rogério Dias:
Meu nome é Fernanda, sou mãe do Enrico, de 3 anos, e da Mariana, de 6, e vou contar para vocês como a música entrou em nossas vidas e como ela tem sido importante para o bem estar da minha família. 


Começo pela história do Enrico 

Com 1 ano e 7 meses, percebi que ele não falava quase nenhuma palavrinha e resolvi pesquisar melhor o porquê, levando-o em um otorrinolaringologista especializado, que recomendou alguns exames específicos como o BERA. Foi dessa forma que descobrimos uma perda de audição de quase 50% devido à secreção acumulada na tuba auditiva. 


Após análise dos exames, fui informada de que o tratamento seria cirúrgico, com a inserção de um dreno, e que isso resolveria o problema. Porém, após a cirurgia e já fazendo sessões de fonoterapia, percebi que a evolução da fala estava caminhando devagar. 


Estudando possibilidades de acelerar esse processo de recuperação da audição e do desenvolvimento da fala do Enrico, juntamente com a fonoaudióloga e com o otorrinolaringologista, decidimos que a música seria a atividade ideal para estimular a parte sensorial, principalmente a auditiva, desde que as atividades fossem direcionadas para o desenvolvimento infantil, com estimulo da fala, repetição e discriminação de sons e diversas outras ações musicais cientificamente comprovadas que proporcionam o desenvolvimento motor, social e aceleração do aprendizado. 


Como a Momento Musical entrou em nossa história

Decidido que a música era a atividade ideal, faltava escolher qual seria a escola que poderia proporcionar a estrutura física e pedagógica necessária para nosso objetivo, ensinando de forma lúdica e divertida, com ambiente familiar e um planejamento de atividades voltado não somente para tocar e cantar, mas para trabalhar integralmente o desenvolvimento da criança. 


Foi assim que, aos 2 anos e meio, matriculamos o Enrico na Momento Musical, escola que escolhi a dedo para me ajudar nessa caminhada. Encontramos um lugar que nos acolheu, entendeu nossa necessidade e, desde então, tem me ajudado com aulas que são ministradas por professores capacitados e treinados com cursos específicos de musicalização infantil e iniciação musical. 


Já faz 1 ano que o Enrico está na Momento Musical e, a cada evolução, cada musiquinha nova que ele canta, meu coração transborda de gratidão. Durante esse período, o ouvido dele voltou a acumular secreção e uma nova cirurgia foi necessária. Sei que ainda temos uma longa caminhada pela frente, mas sei também que estou fazendo o melhor por ele e que tenho um time completo de excelentes profissionais para caminhar conosco. 


A Mariana também se apaixonou pela música

Recentemente, nossa família se tornou ainda mais musical. A Mariana, vendo a alegria do irmão ao ir para as aulas na Momento Musical, demonstrou interesse em cantar e me pediu para matriculá-la.


O curso escolhido foi Canto e Técnica Vocal - e tenho visto muitos benefícios. A Mari tem se tornado uma criança mais desinibida e até participou do Recital Momentus, organizado pela Momento Musical, deixando a timidez de lado e dando um show! 


Aqui em casa, dia de Momento Musical é dia de alegria. Vamos juntos no carro cantando e eternizando momentos que ficarão pra sempre em nossos corações.


Se você quer viver momentos incríveis e ver seus filhos se desenvolvendo ainda mais, vem pra Momento Musical também! 
Na hora de escolher o encordoamento do seu violão, é importante saber as diferenças entre os tipos de cordas de acordo com o estilo musical que você quer praticar e as habilidades que você quer desenvolver. 

Quer aprender? Continue a leitura! 

Cordas de nylon 
Elas são mais macias, flexíveis e leves do que as de aço, agredindo menos a ponta dos dedos, por isso, geralmente são recomendadas para iniciantes do violão, mas músicos experientes também podem usá-las, a depender do estilo escolhido.  


Elas produzem um som mais baixo, com um timbre mais suave, ideal para quem quer tocar estilos brasileiros como samba e bossa nova, além de serem mais indicadas para o dedilhado. 

Cordas de aço 
São mais duras e agridem mais a ponta dos dedos - criando calos mais rapidamente. Geralmente são indicadas para violonistas mais experientes, mas isso vai depender do estilo musical que será tocado. 

Seu som é mais intenso e seu timbre é mais estridente, ideal para quem toca pop, rock e sertanejo, por exemplo. O uso de palheta garante um som mais "limpo". 

Vale lembrar
O tipo de corda deve ser definido no momento de escolher seu violão, pois não é possível, por exemplo, utilizar corda de aço em um violão que foi construído para usar corda de nylon e vice-versa.

Conclusão
Não é apenas o nível de experiência do violonista que vai decidir o uso de cordas de aço ou de nylon, mas também o tipo de som que você deseja alcançar. 

Está se decidindo entre uma e outra? Escolher com base no estilo musical que você deseja tocar é o mais indicado. Também vale testar o violão na loja e ver a sensação de cada tipo de corda em contato com seus dedos. 


Compartilhe esse artigo com um amigo e o ajude a escolher o tipo de corda adequado para seu próximo violão! 
Siga-nos
Entre em contato
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
(19) 3371-0458
(19) 3301-2499
(19) 3371-0458
(19) 99733-1839
Avenida Torquato da Silva Leitão, 413 – São Dimas – Piracicaba – SP
© 2024 - Momento Musical Escola de Música
Manduvi Marketing