O violino foi inventado na Itália, na metade do século XVI, e foi baseado em instrumentos antigos de duas e de três cordas. Apenas nos séculos seguintes ele se tornou o instrumento que conhecemos hoje e, assim como os materiais usados em sua construção, o seu design também mudou desde a sua invenção.
Confira a seguir algumas curiosidades sobre esse instrumento:
• Ele é o menor e mais agudo membro da família de cordas da orquestra e tem um timbre brilhante e estridente, mas que também pode ser mais aveludado, dependendo do encordoamento usado e da forma que é tocado.
• Um violino tradicional tem mais de 70 peças de madeira e cada uma é esculpida com muito cuidado, fixada com cola e coberta com camadas de verniz. Quando suas cordas são puxadas ou tocadas com o arco, elas vibram e produzem um som - que é amplificado pelo corpo do instrumento através das aberturas acústicas no tampo que permitem a saída do som até nossos próprios ouvidos. Quanto mais próximos os dedos estiverem do corpo do violino, mais aguda será a nota e vice-versa.
• Muitas pessoas acreditam que esse instrumento só é tocado em orquestras de música erudita, mas ele também é utilizado em diversos outros estilos, como o sertanejo ou o rock.
• A arte de fabricar violinos de primeira classe foi, durante duzentos anos, atributo de três famílias da região de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Os violinos Stradivarius estão entre os mais valiosos do mundo: mais de mil instrumentos, entre eles violinos, violas, violoncelos e outros instrumentos de cordas foram feitos pelo mestre Antonio Stradivarius (1644-1737), mas atualmente restam poucos instrumentos feitos por ele no mundo. Mesmo com as tecnologias existentes, a qualidade dos seus instrumentos nunca foi superada.
E aí, gostou dessas curiosidades? Gostaria de conhecer esse instrumento mais de perto? Então venha para a Momento Musical e tenha uma experiência incrível!
Saiba mais através do nosso Whatsapp: (19) 99733-1839