Guido D’Arezzo era um monge Italiano que regia um coral da catedral de Arezzo (Toscana) e criou um sistema para nomear as notas musicais - o chamado Sistema de Solmização.
Como ele criou o sistema?
Guido D'Arezzo batizou as notas musicas usando as sílabas iniciais da primeira parte em latim do hino do São João Batista, sendo dó, ré, mi, fá, sol, lá e si (antes, ut, re, mi, fa, sol, la e san):
Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.
Sancte Ioannes
Que pode ser traduzido como: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus atos admiráveis, absolva as faltas dos seus lábios impuros, São João".
E como os nomes chegaram ao que conhecemos hoje?
Após certo tempo, o nome Ut foi substituído por Dó, provavelmente de “Dominus” (“Senhor” em latim), após uma sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba Ut incômoda para o solfejo.
Em seguida, a sílaba San foi trocada por Si, como abreviação de "Sante Iohannes" ("São João").
A sílaba Sol foi, mais tarde, encurtada para So, de forma a uniformizar todas as sílabas para que terminassem todas em vogal, mas a mudança logo foi revertida.
E assim ficou: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.